Desenvolvendo e Expandindo Negócios

Porque desenvolver uma rede de franquia


Bons motivos para desenvolver um sistema de franquia

Barreira de investimento para o crescimento das unidades.

Custo mensal de unidades próprias.

Dificuldade de gestão das unidades próprias.

Interesse em aprimorar e expandir o negócio.

Necessidade ter controle sobre o canal de vendas.

Necessidade de criar barreiras para a concorrência.

Possibilidade de aproveitar benefícios legais, tributários e trabalhistas.

Necessidade de diminuir os riscos da empresa, reduzindo o capital próprio empregado na expansão da operação.


Fontes de receitas da empresa franqueadora

Taxa de franquia – remunera o uso da marca e transferência do know-how do franqueador para o franqueado. A transferência de know-how inclui participação na escolha de ponto, manuais, treinamento, apoio na inauguração da unidade, conceito arquitetônico e identidade visual. O valor dessa taxa varia de acordo com a experiência do franqueador, concorrência e retorno do investimento. É paga na assinatura do contrato e pode ser cobrada também na renovação do contrato de franquia.

Taxa de royalties - remunera o franqueador por ele ceder a marca, fornecer apoio operacional, a gestão de marketing, estratégias de vendas, apoio legal, central de compras, consultoria de campo, treinamento e reciclagens, e assistência na solução de problemas pontuais. É um valor cobrado mensalmente e sua base de cálculo mais comum é um percentual do faturamento bruto, embora existam outras formas de cobrança. O percentual cobrado varia de acordo com o segmento e a concorrência.

Taxa de fundo de propaganda – é um valor destinado a investir na marca, através da criação de campanhas, promoções e administração da verba. O valor é administrado em uma conta a parte e o franqueador deve prestar contas para a rede. Não é propriamente uma receita da empresa franqueadora, mas beneficia o franqueador, pois esses valores são investidos em sua marca.


Vantagens da adoção do sistema de franquia

Crescimento com capital de terceiros.

Administração menos complexa, pois as unidades são geridas pelo franqueado (dono da unidade franqueada) que tem todo o interesse que o negócio tenha sucesso.

Segurança jurídica, pois o sistema de franquias conta com uma legislação que estabelece as responsabilidades das partes e afasta a possibilidade de existência de vínculos trabalhistas e fiscais entre a unidade franqueada e a franqueadora.

Melhoria do poder de negociação e compra da rede proporcionando economia de escala para as franquias e, consequentemente, potencializando os resultados do negócio.

Padronização do negócio gerando uma melhor experiência para o consumidor.


Benefícios

Rápida expansão do negócio.

Fortalecimento da marca.

Economia de escala.

Manter o foco no seu produto/serviço, marketing, treinamento e gestão de rede.

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